quarta-feira, 6 de julho de 2011

O racionalismo cartesiano

René Descartes é considerado o pai da filosofia moderna, suas obras expressam preocupações com o problema do conhecimento. Começa dividindo tudo, das afirmações do senso comum, dos argumentos, da autoridade, do testemunho dos sentidos, das informações da consciencia, das verdade deduzidas pelo raciocínio, da realidade do mundo exterior e da realidade do seu próprio corpo, ele dizia que estava cheio de Deus que iria estudar o homem no centro do universo, utilizando a razão para o conhecimento verdadeiro. O conhecimento verdadeiro axioma é uma verdade que não muda, uma verdade universal, cria uma teoria para que todos duvidem de tudo e mostra a comprovação isso ocorre através da hipotese do sonho. " Por vezes sei que estou, a gente acha que está vivendo um sonho de verdade, então toda vez que eu sonho nunca sei, se eu nunca sei posso estar sonhando agora, se estou sonhando agora tudo que eu fiz pode ser um sonho,tudo falso tudo que acredito ser verdade por ser criação do meu sonho.Mas uma coisa é certa se tudo isso foi um sonho, mas uma certeza eu tenho, se eu sonho eu penso e se penso existo, penso logo existo. Mas como meu pensamento pode ser produzido? Eu produzo meu pensamento, eu sou uma união entre pensamento e corpo.Toda certeza que eu tenho vem do meu pensamento logo eu posso confiar no meu pensamento, então esse pensamento é verdadeiro. ( Larissa Vieira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário