domingo, 17 de abril de 2011

O BERÇO DA FILOSOFIA

Alguns historiadores da Filosofia consideraram que há reflexão sistematizada, inclusive com indícios do que hoje chamamos ciência, em civilizações que não sofreram a influência da cultura helênica, tais com: maias, egípcios e chineses. Porém esse pensamento sistematizado não leva o nome de Filosofia. Sendo assim, a origem oficialmente aceita da Filosofia é o pensamento grego, desenvolvido a partir do século VI a.C.
De modo geral, afirma-se que a Filosofia surgiu com a busca de explicações racionais para a realidade que cercava o homem grego. Essas explicações deveriam considerar a complexidade das relações sociais e a necessidade de estabelecer formas de organização benéficas ao homem, sem recorrer tanto á interferência de deuses, tradições e revelações míticas no seu destino.
Mudanças socioculturais tornavam a sociedade grega cada vez mais complexa, ampliando o número de especializações profissionais, modificando as relações e a mentalidade das pessoas. Vários fatores contribuíram para isso, como, por exemplo: vida urbana, escrita alfabética, relações com outras culturas, uso de moeda, desenvolvimento (comercial, econômico, financeiro e político) e expansão das técnicas de trabalho e de ensino. Juntos, eles facilitavam o cotidiano das pessoas e, consequentemente, o desenvolvimento do raciocínio.
Mudanças no tratamento dado á técnica interferem na organização  social dos gregos na antiguidade, o que modifica também as formas de se exagerar diante do mundo, privilegiando atitudes, como perguntar, criticar, questionar a razão humana e construir o raciocínio filosófico.
 Será que esse tipo de intervenção altera nossa maneira de entender o mundo?
                                                                                                                         ( Bárbara Oliveira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário