quinta-feira, 31 de março de 2011

O QUE DEVO FAZER?

Todos os dias a mídia apresenta casos de decisão entre o certo e o errado; de honestidade, solidariedade, cidadania ou vandalismo, racismo, corrupção; de pessoas que agem pelo bem comum, ou que prejudicam os outros em nome de interesses pessoais.
Somos constantemente desafiados a avaliar e escolher entre possíveis modos de agir. Aprendemos sobre ações consideradas corretas, porque se baseiam em valores socialmente aceitos, como dizer a verdade, mostrar respeito, buscar o próprio bem e o dos outros, defender a justiça, etc. Ainda assim, perguntamo-nos: “o que devo fazer?” Uma resposta humana a essa angústia é a elaboração de regras e leis.
Uns preferem ignorá-las e agir pela própria vontade, alguns submetem-se a elas para evitar punições e outros, ainda, aceitam-nas livremente, por considerá-las certas e justas. Os primeiros representam a ANOMIA(sem lei), que costumam ser reprimida por autoridades ou   abandonada pela própria segurança; os próximos representam a HETERONOMIA(lei externa), que é muito freqüente; e os últimos, AUTONOMIA(lei interna), que é mais rara, pois exige responsabilidade, senso crítico, reflexão sobre o significado do bem e as razões para praticá-lo ou não.              (Bárbara Oliveira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário