segunda-feira, 14 de março de 2011

Deus é brasileiro??

Hoje em dia os meios de comunicação, inclusive a televisão está dando um destaque para os desastres ambientais causados pela “fúria da natureza”, tem quem diga que a natureza está apenas tomando o que é seu por direito, outros acreditam que é Deus. Engraçado, que há pouco tempo atrás achávamos que problemas como terremotos, furacões e tempestades estavam bem distante de nosso país. Pensávamos  “Deus é Brasileiro”… O que aconteceu? Deus deixou de ser brasileiro para ser de outro pais? Acho que não é bem assim..
É uma critica que criamos e também ao modo que temos assumido uma visão sobre receber informações dos meios de comunicações quando o assunto é desastre da natureza. O meio ambiente é um assunto mais falado nos últimos anos, ainda mais sobre sua ordem natural temos exemplos de aquecimento global, os furacões e tornados,as chuvas e os alagamentos, os desmatamentos, a perda de biodiversidade, o efeito estufa entre outros.
Não são poucas as vezes que culpamos a natureza, e o homem? Qual seu papel diante a natureza? Seria mentira dizer que o homem não é culpado, o homem faz parte da natureza e a natureza com ela interage.
Diante dos problemas citados acima, nenhum é tão preocupante quanto a falta de envolvimento da população e dos lideres políticos. Será que a natureza tem de ser culpada pelas casas arrastadas? Pelas águas de enchentes? Até quando vamos querer por o foco na natureza, sendo que nós somos culpados nós somos o causadores de todos esses desastres. Onde estão os prefeitos que não estão vendo por onde a cidade estão crescendo? Onde se formaram os engenheiros e arquitetos que não sabem o básico – que construir em vale e encosta é proibido, e ainda causa risco de vida? Cadê nosso compromisso de cobrar dos governantes?
Devemos pensar e analisar: De que adiantar ficar lamentando pelos números de mortos e de casas arrastadas colocando a natureza como a culpada de todos os males, que as mortes e as perdas são lamentáveis sem sobra de duvidas. Onde quero chegar é que a culpa não é da natureza; ela é natural. O máximo que pode acontecer é ela devolver toda agressão que recebe dos seres humanos e temos que mudar isso já.        ( Larissa Vieira )

Nenhum comentário:

Postar um comentário